Política de Privacidade
A Política de Privacidade informa como o B2U Bank trata os dados pessoais, com o objetivo de proteger os direitos à privacidade e proteção de nossos clientes e parceiros.
Nós estabelecemos as melhores práticas de segurança da informação disponíveis no mercado, e observamos a legislação brasileira aplicável, em especial a Lei nº 12.965/2014, conhecida como “Marco Civil da Internet”, e a Lei n° 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou simplesmente “LGPD”.
Pretendemos descrever aqui os tipos de Informações que obtemos em todos os nossos canais institucionais, à medida que Você acessa os conteúdos ou contrata os serviços (“Serviços”). Também informamos para qual finalidade as utilizamos, as medidas que tomamos para proteger as Informações, e como Você pode entrar em contato conosco para acessar, gerenciar e excluir seus dados e, caso necessário, esclarecer nossas práticas de privacidade.
Essa Política de Privacidade foi elaborada com o objetivo de ser útil, transparente e mais simples possível.
É importante que Você leia e, se tiver dúvidas, para falar sobre privacidade, entre em contato com [email protected].
Se você é um profissional de segurança da informação e deseja reportar problemas relacionados à segurança, envie um e-mail para [email protected].
Definições
Dados Pessoais – são informações relacionadas à pessoa natural, identificada ou identificável. São dados relativos a um indivíduo que, isoladamente ou em conjunto com outras informações, são ou podem ser utilizados para identificá-lo, coletados e/ou tratados de forma física ou eletrônica. Essa definição está de acordo com a LGPD.
Informações – são todas as informações, sejam elas dados pessoais ou não que você irá nos fornecer, que obteremos de terceiros durante o seu uso do Serviço ou ainda criadas a partir do uso do Serviço.
Titular – é a pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.
Você – quando falamos “Você” nesta Política de Privacidade, estamos falando de qualquer pessoa que se cadastrou no Serviço ou simplesmente acessou o Serviço.
Tratamento de Dados Pessoais
O B2U Bank, sempre que necessário para a prestação de seus Serviços, poderá realizar atividades de tratamento de dados pessoais, sendo que alguns desses tratamentos poderão ocorrer mediante o consentimento do titular, enquanto outros, nas hipóteses em que houver permissão legal, ocorrerão independentemente do consentimento.
Por isso, a LGPD prevê uma ampla gama de direitos dos titulares de dados, dentre os quais destacamos o acesso facilitado às informações sobre o tratamento de seus dados, que deverão ser disponibilizadas sempre que solicitado.
Ao realizar um cadastro, é importante que Você, insira apenas informações verdadeiras e atualizadas. A responsabilidade, em qualquer caso, é sua quanto à veracidade, exatidão e autenticidade das informações incluídas em nosso cadastro.
Se você for um adolescente, tenha a certeza de ser assistido e obter a autorização de seus pais ou responsáveis antes de candidatar-se a uma vaga de emprego ou enviar qualquer Informação.
Consentimento
Toda vez que o tratamento de dados pessoais exigir a obtenção do consentimento do usuário (autorização), será apresentada uma solicitação para que Você manifeste sua concordância. Esse consentimento poderá ser cancelado a qualquer tempo, desde que Você solicite.
O cancelamento do consentimento resultará no encerramento da atividade de tratamento, mas não necessariamente, a eliminação dos seus dados pessoais, os quais poderão continuar armazenados para atender hipóteses previstas em lei, como por exemplo, cumprir obrigações legais ou regulatórias.
Informações que Obtemos
Obtemos dados pessoais sobre Você, e os tipos de Informações que podemos obter incluem:
- Dados cadastrais e Informações de contato que Você fornecer (nome, CPF, data de nascimento, naturalidade, endereço, endereço de e-mail, telefone fixo e/ou celular);
- Outras Informações que Você pode nos fornecer ao entrar em contato por meio dos recursos e contatos disponíveis nos nossos Serviços;
- Dados do seu currículo e histórico profissional quando Você se candidatar a uma vaga de emprego;
- Outras informações referentes aos seus dispositivos eletrônicos (telefone celular, computadores, entre outros), informações sobre hábitos de navegação (mídias sociais, páginas acessadas, entre outros) e dados relativos à sua situação financeira (por exemplo: consultas ao Sistema de Informações de Crédito – SCR e outras fontes legítimas).
Informações obtidas por meios automatizados
Determinadas Informações são obtidas por meios automatizados, como cookies e tecnologias similares, incluindo tecnologias projetadas para obter Informações sobre o uso de nossos Serviços. As Informações que obtemos dessa maneira podem incluir protocolo de internet ou endereço IP, identificadores e características do dispositivo, características do navegador sistema operacional, preferências de idioma, URLs de referência, Informações sobre as ações realizadas em nossos Serviços e datas e horários em que Você acessa ou utiliza. Em conexão com nossos aplicativos móveis, também podemos obter seu número de telefone e detalhes sobre sua operadora de celular.
Você também pode excluir os cookies já gravados por meio das configurações do navegador que utiliza. A escolha dos navegadores e provedores de conexão são de responsabilidade exclusiva do usuário.
Além disso, se Você se registrar conosco ou conectar sua conta conosco a uma rede de mídia social relevante de terceiros (como Facebook, Instagram, LinkedIn), poderemos obter certas Informações sobre Você nessas redes de mídias sociais como seu ID de usuário e/ou nome de usuário associado, Informações contidas em seu perfil público e conexões. As Informações específicas que obtemos dependem de suas configurações de privacidade na rede de mídia social aplicável. Nesses casos o uso de cookies ocorrerá de acordo com as Políticas de Privacidades dos titulares das redes sociais respectivas, as quais deverão ser previamente consultadas por Você.
Os fornecedores de aplicativos, ferramentas, widgets e plug-ins de terceiros em nossos Serviços, como ferramentas de compartilhamento de mídia social, também podem usar meios automatizados para coletar Informações sobre suas interações com esses recursos. Essas Informações são coletadas diretamente pelos provedores desses recursos e estão sujeitas às políticas de privacidade ou avisos desses provedores. Sempre que outras empresas forem contratadas para prover serviços de apoio, será exigida a adequação aos padrões legais de privacidade e proteção de Dados Pessoais, bem como os padrões do B2U Bank.
Como Usamos as Informações que Obtemos
Podemos usar as Informações coletadas de e sobre Você para:
- Fornecer e oferecer nossos Serviços;
- Criar e gerenciar cadastros e contas em nossos Serviços;
- Enviar comunicações, incluindo comunicações por meio dos Serviços ou fora deles, por outros canais como e-mails e aplicativos de mensagens;
- Caso seja solicitado pelo usuário, podemos enviar, periodicamente, comunicados (newsletter), relacionados aos serviços prestados pelo B2U Bank;
- Comunicar sobre o andamento dos processos seletivos, eventos especiais e pesquisas de mercado;
- Responder suas consultas e/ou de terceiros, incluindo questionamentos de órgãos públicos, para atender obrigações legais ou regulatórias a que o B2U Bank está sujeito, para executar um contrato do qual Você faz parte, a fim de proteger seus interesses vitais, ou quando avaliamos que divulgá-las é necessário de acordo com os interesses legítimos do B2U Bank ou de terceiros parceiros comerciais;
- Fornecer a terceiros relatórios de dados agregados mostrando Informações anonimizadas suas e outras Informações não pessoais;
- Complementar suas Informações pessoais com Informações adicionais de fontes disponíveis publicamente e comercialmente e/ou Informações de empresas pertencentes ao grupo econômico do B2U Bank e de parceiros comerciais;
- Associar seu navegador e/ou dispositivo a outros navegadores ou dispositivos que Você usa, com o objetivo de fornecer acesso relevante e fácil ao conteúdo, publicidade em navegadores e dispositivos e outros fins operacionais/comerciais legítimos;
- Operar, avaliar e melhorar nossos negócios (incluindo desenvolver, aprimorar, analisar e melhorar nossos Serviços; gerenciar nossas comunicações; executar análises de dados; executar contabilidade, auditoria e outras funções internas);
- Proteger, identificar e prevenir fraudes e outras atividades ilegais, incidentes de segurança, reclamações e outras responsabilidades; e
- Cumprir requisitos legais aplicáveis, padrões relevantes do setor, as obrigações contratuais e nossas políticas;
- Atender solicitações de nossos clientes, se Você for beneficiário ou interessado em Serviços contratados por outro cliente (como transferência entre contas, emissão de boletos bancários, por exemplo);
- Apoio e promoção das nossas atividades, se Você for sócio, administrador, procurador ou representante de empresa que é cliente, fornecedora, parceira ou mantém qualquer outro vínculo com o B2U Bank, como parceiro comercial ou prestador de serviços, incluindo instituições do sistema financeiro e do mercado de meios de pagamento (instituições financeiras, instituições de pagamento, entre outras), correspondentes no país e exterior;
- Se Você se candidatar a uma vaga no B2U Bank, ou recebermos suas Informações em conexão com uma possível função no B2U Bank, poderemos usar tais Informações para avaliar a candidatura e entrar em contato com Você. Se Você for candidato, no momento da inscrição, receberá mais Informações sobre como o B2U Bank lida com as Informações pessoais de candidatos, e poderá ser direcionado a uma plataforma administrada por um terceiro parceiro do B2U Bank.
Também podemos usar suas informações pessoais de outras maneiras, para as quais fornecemos aviso específico no momento da coleta.
O Tratamento de Dados de Terceiros
Quando for necessário o tratamento de dados pessoais de pessoas com menos de 18 anos de idade, além do consentimento, o B2U Bank observará o melhor interesse da criança ou do adolescente, na forma da lei.
Em sua conta do B2U Bank é possível adicionar outros usuários, e isso você poderá efetuar e solicitar pagamentos de forma mais rápida, ou enviar fundos em criptomoeda para qualquer carteira, seja ela do B2U Bank ou não. Essas atividades são conduzidas pelo B2U Bank na forma da lei.
Na hipótese de compartilhamento de dados pessoais de terceiros com o B2U Bank em conexão com atividades econômicas, Você deverá obter o consentimento livre, expresso e informado do titular dos dados pessoais, ou de seu representante legal, ou embasar cada tratamento em algum hipótese legal trazida pela legislação aplicável.
Informações que Compartilhamos
Informações podem ser compartilhadas entre as empresas do grupo econômico do B2U Bank ou com parceiros, como forma de garantir a excelência de nossos Serviços, bem como sempre atender Você da melhor forma possível.
Pode ser necessário compartilhar seus dados pessoais com:
- Outras empresas do grupo econômico do B2U Bank, que podem usar suas Informações de acordo com esta Política de Privacidade.
- Com fornecedores e prestadores de serviços contratados pelo B2U Bank, para executar atividades complementares aos nossos Serviços.
- Provedores de serviços no Brasil e em outras jurisdições que prestam serviços em nosso nome.
- Nossos clientes, terceiros ou parceiros de negócios, como redes de mídia social e agências de seleção de pessoas, prestadores de serviços no contexto de execução de um contrato ou na defesa de um direito do B2U Bank.
- Também poderemos divulgar Informações sobre Você se formos obrigados por lei, regulamento ou processo judicial, para a autoridades policiais ou outros funcionários e órgãos do Poder Público; e quando acreditarmos que a divulgação é necessária ou apropriada para evitar danos físicos, danos ou perdas financeiras ou em conexão com uma investigação de atividade fraudulenta ou ilegal, suspeita ou real.
- Também nos reservamos o direito de transferir Informações que temos sobre Você no caso de uma venda ou transferência proposta ou concluída de todo ou parte de nossos negócios ou ativos (inclusive no caso de reorganização, dissolução ou liquidação).
Direito dos Titulares e Livre Acesso
Você tem o direito de acessar, revisar, atualizar, corrigir imprecisões e excluir suas Informações sob nosso controle, sujeito a certas exceções prescritas por lei. Quando Você enviar uma solicitação, podemos solicitar determinadas informações com o objetivo de verificar a identidade da pessoa que busca acessar seus registros.
Ao utilizar os Serviços, o usuário garante que as Informações fornecidas ao B2U Bank são precisas e verdadeiras. Além disso, o usuário é responsável por atualizar as Informações sempre que necessário, para assegurar que os dados estejam condizentes com a realidade.
Como protegemos os dados pessoais
Mantemos salvaguardas administrativas, técnicas e físicas projetadas para proteger as Informações que temos sobre Você contra destruição, perda, alteração, acesso, divulgação ou uso acidental, ilegal ou não autorizado. Contudo, não é possível garantir completamente a não ocorrência de interceptações e violações dos sistemas e bases de dados do B2U Bank, uma vez que a internet e a proteção de dados possuem sua estrutura de segurança em permanente aperfeiçoamento.
Por essa razão, além das medidas técnicas e administrativas, estamos constantemente promovendo a cultura de proteção de dados pessoais, treinamento de pessoal, melhoria dos nossos processos e relações contratuais com parceiros. Nossa Central de Ajuda dispõe de materiais de apoio para auxiliar nossos clientes com Dicas & Tutoriais, Guias passo-à-passo sobre como usufruir de sua conta e mantê-la segura.
O acesso às Informações estará restrito a pessoas autorizadas, treinadas para o uso adequado dessas Informações. Os colaboradores que utilizarem as Informações indevidamente, infringindo essa Política de Privacidade, estarão sujeitas às medidas legais, bem como as penalidades do processo disciplinar e ético do B2U Bank.
O B2U Bank não se responsabiliza pelo envio de falsos e-mails em seu nome, com promessas mentirosas, ofertas falsas, formulários fraudulentos e/ou qualquer tipo de comunicação encaminhada por terceiros.
Por isso, em caso de dúvida, favor entrar em contato através dos nossos canais oficiais.
Transferências de informações
Os Serviços podem ser hospedados e/ou gerenciados fora do Brasil, mas iremos transferir as Informações apenas para outros países que podem ser consideradas como tendo as mesmas leis de privacidade e proteção de dados pessoais. Quando transferirmos suas Informações, protegeremos essas informações conforme descrito nesta Política.
Atualizações da nossa política de privacidade
Esta Política de Privacidade pode ser atualizada periodicamente e sem aviso prévio para refletir alterações em nossas práticas. Para alterações significativas, notificaremos você publicando um aviso em destaque em nossos Serviços.
A utilização dos Serviços do B2U Bank implicará na irrestrita aceitação das condições desta Política de Privacidade, incluindo as alterações que porventura venham a ser realizadas.
Última atualização: 21/06/2023
.